Tem relação entre sono e desempenho esportivo?

Você sabia que um fator importante para melhorar seu desempenho esportivo é a qualidade do seu sono?

Foto de mulher dormindo.
Quais os impactos de dormir mal no desempenho esportivo
Quais os impactos de dormir mal no desempenho esportivo

A importância do sono para os esportistas

O primeiro motivo para o sono interferir no desempenho esportivo é que durante a noite que ocorre a recuperação da musculatura e a formação de novos músculos. Mas, além disso, alguns estudos já avaliaram os efeitos deletérios da privação do sono em atletas. Em um deles foi constatado uma queda de 4% na performance de ciclistas numa prova de 3km após uma noite de privação de sono. Outro estudo avaliou a distância percorrida em 30 minutos de esteira, comparando o resultado após uma noite boa de sono e outra com privação, e houve queda na distância percorrida no segundo grupo.

Para atletas profissionais, os impactos vão além. A falta de sono diminui a atenção e o tempo de resposta, que podem ser decisivos numa corrida de 100m ou na precisão de um saque em um jogo de tênis. Além disso, estudos também já provaram que a privação de sono está associada com maior chance de ocorrerem lesões. Além de ter um efeito imunossupressor que nos deixa mais suscetíveis a infecções das vias aéreas.

A prática de esportes também ajuda no sono

O inverso também é importante. Vários estudos já comprovaram os vários benefícios do exercício físico para o sono. Quem pratica algum esporte, acaba dormindo mais rápido, consegue relaxar mais durante a noite, tem mais tempo de sono profundo. Tudo isso faz com que a qualidade do sono seja melhor. Os esportistas também têm menor incidência de distúrbios do sono, como por exemplo a insônia. (clique aqui para saber sobre distúrbios do sono como apneia)

Uma dica importante é evitar treinos intensos próximo ao horário de dormir, pois durante o exercício ocorre a liberação de endorfinas e aumento da temperatura corporal que acabam atrapalhando o início do sono. Por isso, nada de treinos intensos até 2 horas antes da hora de dormir

Me acompanhe nas redes sociais para mais conteúdos sobre doenças do sono:
Instagram: @draanamariana.otorrino
Facebook: /draanamariana.otorrino

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *